quarta-feira, julho 17, 2024
HomeCulturaA História e Arquitetura da Casa Burghardt: Um Patrimônio Cultural

A História e Arquitetura da Casa Burghardt: Um Patrimônio Cultural

Uma história marcante com uma arquitetura de fascínio à Casa Burghardt , um patrimônio diferenciado para a cultura em foco.

Em 1902, a Casa Burghardt foi construída, simplesmente uma inspiração para a casa Malburg. O projeto foi feito pelas mãos do arquiteto alemão Reinhold Roenick a pedido de Harry Hundt, que era negociante e também alemão. Foi construída no estilo arquitetônico eclético que se adequa a elementos germânicos devido as condições do clima do Brasil.

Conhecendo a Casa Burghard

 A melhor definição para a casa Burghard que ela é infinita, ou seja, O dono ficou bem satisfeito com a sua casa, pois atendia as suas necessidades. Com localização na Rua Lauro Muller, facilitava muito o comércio à margem do rio Itajaí-açu, onde transitavam navios que chegavam ao porto.

Na parte do térreo funcionava o seu comércio de secos, molhados e armarinhos do próprio alemão. Quando Hundt faleceu, sua esposa Matilde Bauer Hundt assumiu as atividades comerciais do marido.

O significado Hundt em alemão significa cachorro, Matilde começou a ser chamada pelos descendentes de portugueses que moravam em Itajaí  de Dona Cachorrinha, apelido que não aprovou , mas por fim acabou aceitando.

Matilde se casou com Nicolau Burghardt, passando a utilizar o sobrenome do seu atual marido e sua residência comercial ficou conhecida como Casa Burghardt. Na sua casa Dona Matilde residiu até no dia do seu falecimento que foi no ano de 1955.Mas na década de 70 os seus herdeiros venderam o seu imóvel para o grupo Votorantim.

Vista da rua Lauro Muller - Casa Burghardt-Itajaí sc

A imponência da Casa Burghardt

A imponência vindo com a sua identidade a Casa Burghardt, através de uma arquitetura eclética possuindo dois pavimentos e um sótão.

Pois no primeiro pavimento foi definido a ser para comércio, mas que na ornamentação foi todo trabalhado com argamassa parecendo com alvenaria de pedras, mas no pavimento superior escolhido como a residência, sendo todo ornamentado em quatro pilastras e iguais, mas no sótão foi ornamentado com frontões no próprio estilo barroco germânico aos quatro lados da casa.

Enfim uma casa para não por defeito e sim perfeição, chamando a atenção de todos com sua beleza e identidade marcante.

✅ Leia também: A Igreja Matriz de Itajaí: Um Tesouro Religioso e Cultural

RELATED ARTICLES

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments