Uma Jornada vindo das raízes do Museu Histórico de Itajaí
Uma jornada trazendo de volta ao passado através das histórias com raízes fortes ,contada sobre o Museu Histórico de Itajaí. O palácio com o nome de Marcos Konder, aberto para visitação, foi considerado um patrimônio muito importante para Itajaí que nos leva a um viagem lúdica à cidade.
A sua edificação possui 17 espaços fragmentados com temas bem diferentes, curiosidades e informações históricas.
As exposições aborda diretamente relações de poder em armaria e numismática, relações internacionais e imigração.
Em seguida espaços voltados para poesia e arte aos autores locais.
A equipe do museu fez toda uma contextualização no hall de entrada sobre o Palácio sobre sua origem no ano de 1925. Na época era conhecido como Superintendência Itajaí, então construído pelo superintendente municipal Marcos Konder.
Entre 1925 a 1950 recebeu os três poderes municipais. Mas somente na década de 1950 o Judiciário foi retirado, apenas o legislativo se manteve no piso superior e o Executivo na parte do térreo e subsolo.
No Museu tem um espaço destinado sobre a ocupação de território sobre todo o desbravamento de terras através dos colonizadores europeus.
A colonização um assunto que não pode ser esquecido, em que há várias explicações sobre questões do presente. Aborda sobre um assunto muito importante, a diversidade étnica e religiosa junto a um espaço reservado sobre rio e mar, alicerces econômicos e culturais de Itajaí.
✅ Leia também: Mercado Público de Itajaí
Marcos Konder e seus objetos pessoais relembram sua história marcante
Marcos nasceu em Itajaí no dia 15 de Dezembro de 1922 e faleceu em 2001 no Rio de Janeiro.
Os seus objetos pessoais estão expostos na sala do poeta, sendo a máquina de escrever, moveis de gabinete de estúdio e de escritório, junto com fotos e vídeos do poeta Marcos Konder Reis.
Após o seu falecimento uma parte de seus objetos pessoais, cartas, livros, manuscritos foram doados para à Fundação Genésio Miranda Lins e sob total responsabilidade do Arquivo Histórico de Itajaí e departamento técnicos do Museu.
Museu relembra a incrível história do Porto de Itajaí
Um fato muito importante relembrado no museu desde a fundação do Porto que acelerou o seu crescimento econômico, com um fluxo de imigrantes bem considerável e na construção dos barcos, vindos com a importação e exportação.
O artista Agê Pinheiro produziu uma maquete sobre o centro da cidade, ou seja, são histórias que jamais serão esquecidas graças ao Museu preservando fatos de Itajaí que foi simplesmente marcante para toda a vida.
[…] ✅ Leia também: Museu de Itajaí: Uma Jornada vindo das raízes do Museu Histórico […]